Primeiros socorros

Muitas vezes somos confrontados com situações de emergência com os nossos animais de estimação e é importante saber o que fazer. Deve ter o número de emergência do seu Veterinário sempre à mão, e em caso de dúvida, deve telefonar-lhe para explicar o que aconteceu e pedir conselhos sobre a forma correcta de agir em certas situações. No entanto, há vários cuidados que deve ter quando se tratam de casos de emergência.

Quando estão com dor ou assustados, qualquer animal, mesmo os mais calminhos, podem reagir de forma agressiva, e podem até morder os donos. Deve aproximar-se do animal com precaução e sem movimentos bruscos para não o assustar. É importante que tenha cuidado ao manusear estes animais, e se possível, colocar um açaime nos cães. No entanto, não o deve fazer se o animal tiver dificuldade respiratória. No caso dos gatos, basta envolvê-los ou cobri-los com uma toalha grossa para que não arranhem ou mordam quando se pegar neles. O ideal é reduzir o manuseamento ao mínimo necessário, e colocar os animais numa superfície rígida, porque podem existir fracturas ou danos na coluna.

No caso de haver feridas, estas devem ser lavadas com água para remover a sujidade ou terra que possam estar presentes. Se a ferida for profunda e houver hemorragia, deve pressionar com toalhas ou panos limpos para tentar estancar a perda de sangue. Se a ferida for por queimadura, deve tapá-la com gazes ou panos húmidos.

Existem muitas substâncias tóxicas para os animais que podem ser facilmente ingeridas. Se suspeitar que o seu animal de estimação ingeriu algum destes produtos, deve contactar imediatamente o médico Veterinário antes de lhe dar alguma coisa oralmente. Muitas substâncias são corrosivas, e não está indicado induzir o vómito.

O factor mais importante no sucesso destes casos é a rapidez com que se leva o animal ao Hospital, e a comunicação com o pessoal de serviço. Deve ligar para perguntar o que pode fazer enquanto se desloca para o Hospital, e avisar o médico veterinário que vai a caminho, para que a equipa possa preparar o material necessário e assim actuar com rapidez e eficiência.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85