Os animais também sentem frio?

Muitas são as dúvidas em relação a cuidados com os animais no inverno. Uma questão muito frequente é acerca da frequência e do modo de dar banho nesta altura.

É importante lembrar que, no inverno, os animais mudam a pelagem e principalmente os de pêlo comprido são mais susceptiveis a problemas dermatologicos se não forem escovados convenientemente. Nestes, não é recomendável dar banho em casa, pois precisam de ser bem escovados, sendo muito importante secá-lo com muito cuidado. Quando o pelo é espesso, pode ficar uma camada húmida, imperceptível junto à pele o que predispões às patologias de pele.

Não se esqueça também se que os secadores caseiros, além de não terem a potência necessária para secar a pelagem dos animais, têm uma temperatura muito mais alta do que a indicada podendo provocar sérias queimaduras no seu animal.

Se mora num apartamento, certamente os banhos são mais frequentes e, por isso, em alguns casos é necessário complementar a dieta do seu animal com suplementos de Ómega 3, para restaurar a camada de proteção da pele e, dessa forma protegê-lo contra fungos, sarna, alergias e outras doenças de pele.

Apesar da proteção do pêlo, em locais muito frios, os animais devem ter um local de descanso com um cobertor, para que se sintam mais confortável e se possam aquecer. Por norma, os animais mais pequenos e mais magros são mais sensiveis ao frio. Algumas pessoas costumam vestir roupas aos seus animais, o que pode útil nos periodos de mais frio. Se pretende fazer isso, deve acostumá-lo desde pequeno para que se sinta confortável com esses adereços.

Cães e gatos devem ser vacinados contra Rinotraqueite (gatos)  e traqueobronquite (cães)  principalmente se estão em contacto frequente com outros animais. Para animais que estejam em climas frios e não sejam obesos, pode-se aumentar a quantidade de alimento em 20% , de forma a fazer face às mais elevadas necessidades nutricionais durante esta altura.

É importante reter que não é dificil manter os animais confortaveis e saudaveis durante a época fria.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85