A nutrição nos animais adultos

Num animal adulto, a prioridade é fornecer uma dieta equilibrada e completa, de elevada digestibilidade, que cubra as necessidades diárias de cada animal e que permita manter um nível óptimo de saúde. A disponibilidade contínua de alimento, associada a uma vida sedentária da maior parte da população canina e felina tem vindo a reflectir-se na condição corporal dos nossos animais de companhia. Actualmente, o índice de obesidade em cães e gatos provocado por um excesso alimentar ou uma escolha errada do alimento para o animal é muito elevado.

O alimento seco é sem dúvida a forma mais eficaz de controlar a ingestão calórica e de assegurar uma manutenção ou perda eficaz do peso, pois é mais fácil modificar as quantidades ou mudar para um alimento menos calórico, mas com todos os outros nutrientes que o animal necessita. Uma das outras formas de controlar a ingestão do alimento é dividir a quantidade diária em duas porções dadas de manhã e ao final da tarde ou à noite. No caso do cão, deve-se retirar qualquer comida que sobre no prato, de forma a incutir-lhe hábitos de alimentação (na natureza nunca existe alimento sempre disponível). Do mesmo modo, o prato onde o animal come deve ficar sempre no mesmo local e ser numa zona calma. Deverá ter sempre água fresca à disposição

Para cães de raça pequena, o alimento seco deverá apresentar maior densidade energética, e o tamanho do croquete deve ser mais pequeno de modo a facilitar a mastigação. Para raças grandes ou gigantes deverá ser ao contrário, com um croquete de maior tamanho para evitar a ingestão muito rápida de comida, e menos calórica, para evitar o excesso de peso frequente nestes cães.
Em animais esterilizados, devem ser tomadas precauções em relação à alimentação logo após o procedimento cirúrgico. Estes cuidados prendem-se sobretudo com o excesso de peso, que é frequente nestes animais, por erros alimentares e falta de exercício. De facto, os animais esterilizados podem tornar-se menos activos e com mais apetite. Por estes motivos, deve-se escolher um alimento adequado, controlar a quantidade de alimento diária e manter o exercício regular do animal, estimulando-o com brincadeiras e passeios diários.

No gato esterilizado, tem-se verificado também maior incidência de problemas urinários, pelo que é importante que o alimento tenha a concentração correcta de minerais e o pH adequado para evitar a formação de cristais na urina.

Hoje em dia, existe uma vasta gama de oferta de rações, disponíveis em qualquer Centro Veterinário, onde poderá ser aconselhado sobre a ração mais adequada a adquirir, especifica para a raça, idade e estado fisiológico do seu animal, permitindo reduzir substancialmente erros alimentares que possam conduzir posteriormente a patologias graves, como a obesidade, hipertensão, diabetes, problemas urinários, etc.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85