Viajar com o seu animal

É nesta altura do ano que mais pessoas viajam com os seus animais e muito pensam na melhor forma de o fazerem. São muitas as dezenas de pessoas que nesta altura procuram o Hospital para prepararem a viagem, seja esta de apenas uma centena de kilometros bem como para viagens para o outro lado do mundo.

É necessário planeamento e preparação para que o seu animal de estimação se sinta confortável e feliz enquanto viaja com a família. Um animal indisposto pode tornar a viagem terrível para todos. Algumas doenças ou características físicas podem impedir o cão ou o gato de aguentar uma viagem.

Se este é o seu caso, deixe o seu animal com alguém que possa tomar conta dele, um parente ou num hotel para animais de estimação de confiança.Alguns conselhos aplicam-se quer viaje de carro quer viaje de avião. Certifique-se de que o seu animal de estimação viaja identificado (incluindo tatuagem ou microchip).

Se viajar para outro país, tenha consigo o passaporte com as vacinas actualizadas e um certificado se Saúde. O seu veterinário poderá informá-lo sobre quais as vacinas necessárias, e se as mesmas estão ou não actualizadas.

As viagens de avião são uma grande preocupação para os proprietários de um animal de estimação. Pode minimizar as hipóteses de ter uma experiência desagradável se seguir alguns conselhos:

As normas estabelecidas requerem que o animal tenha, pelo menos, 8 semanas de idade e esteja desmamado à 5 dias, no mínimo, para que possa viajar de avião. São também exigidos Certificados de saúde e da vacina da raiva actualizados.

Deve contactar, com antecedência, a empresa aérea para se informar dos regulamentos, serviços prestados e para fazer as reservas. Tente reservar um voo directo, de forma a reduzir ao mínimo as paragens. Esteja no aeroporto cedo, exercite o seu animal, coloque-o você mesmo na transportadora e vá rapidamente buscá-lo quando chegar ao destino. Uma transportadora apropriada, disponível na maioria das companhias aéreas ou Petshops, deve ter espaço suficiente que permita o animal sentar-se, voltar-se e deitar-se; ser resistente; o fundo deve ser impermeável e estar coberto com material absorvente; deve permitir a circulação do ar e deve ter a inscrição “Animais Vivos”, com indicação da posição correcta, o seu nome, endereço e número de telefone. A transportadora deve ser comprada com antecedência para permitir que o animal se ambiente a ela antes da viagem. Aconselhe-se com o seu veterinário sobre instruções específicas sobre alimentação. A idade e o tamanho do seu animal, o tempo e a distância da viagem, e a sua dieta regular devem ser considerados.

Se o seu animal não está acostumado a viajar de carro, faça uns pequenos passeios com ele antes da viagem. O seu gato viajará melhor se for dentro de uma transportadora, pois sentir-se-á mais seguro e evita ter o seu animal debaixo dos pés enquanto conduz. Se a viagem for longa, dê-lhe a comida e a água em pequenas porções e faça paragens de duas em duas horas para o exercitar. Se o animal ficar enjoado e vomitar, convém fazer jejum, ou aconselhar-se com o seu veterinário sobre medicações anti eméticas que poderá utilizar.

Se possível, nunca deixe o seu animal num carro estacionado. Se tiver que o fazer, certifique-se que trancou as portas e deixou as janelas abertas o suficiente para permitir a circulação do ar, sem que o animal possa saltar para fora ou ficar com a cabeça presa. Esteja atento ao tempo. Num dia de calor, a temperatura dentro de um automóvel atinge rapidamente os 50ºC, e o seu animal pode morrer com um golpe de calor.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85