Sinais de alerta que não devem ser ignorados

Um sintoma é um sinal que indica uma doença subjacente e pode ser a primeira indicação de que existe uma doença que poderá ser fatal. Existem vários sintomas que nunca devem ser ignorados.

Colapso ou desmaio: Todas as causas de desmaio são sérias e o animal necessita de cuidados imediatos. Qualquer animal que tenha perdas de consciência, mesmo que recupere de seguida, precisa de ser avaliado e tratado o mais rapidamente possível.

Falta de apetite, vómitos e diarreias: A falta de apetite (anorexia) é geralmente o primeiro sinal de doença. Os vómitos e diarreias podem levar à desidratação e agravamento do estado geral. Animais que apresentem estes sintomas requerem tratamento.

Perda de peso: Ocorre quando o organismo utiliza nutrientes essenciais a uma velocidade maior do que os consegue ingerir. Perda de peso que exceda 10% do peso normal é considerada preocupante e deve ser investigada.

Problemas respiratórios: Entre estes, os mais frequentes são a tosse e os espirros. São sintomas de patologias a nível do aparelho respiratório, que podem ser graves, como é o caso das pneumonias ou tumores. Qualquer tipo de dificuldade respiratória (inspiratória ou expiratória ) é uma emergência. A dispneia está mais frequentemente associada a problemas cardíacos ou com acumulação de líquido na cavidade torácica, e exige sempre atenção imediata.

Olho vermelho: Os olhos vermelhos são um sinal inespecífico de inflamação, e surgem em diversos problemas oculares, alguns dos quais graves e que podem causar cegueira em poucos dias.

Dificuldade em urinar: Pode ser demonstrada de várias formas, como por exemplo aumento das tentativas de urinar, lamber excessivamente a zona genital, urinar “às pingas” ou com sangue. Existem muitas causas subjacentes, sendo que algumas delas podem ser fatais, se não tratadas atempadamente.

Febre: A febre é uma elevação anormal da temperatura corporal e é um método natural de combater infecções. A temperatura normal dos animais varia entre 38 e 39ºC. Sempre que a temperatura for superior, deve contactar o seu veterinário.

Convulsões: Uma convulsão ou um ataque é o resultado de uma estimulação nervosa anormal a nível do cérebro. Uma convulsão pode variar entre um olhar para o infinito ou tremores musculares até movimentos musculares de ambos os membros, salivação e defecação. Uma convulsão pode durar de poucos segundos até vários minutos. São um sintoma bastante sério de patologias graves, e devem sempre ser investigadas.

Feridas por mordedura: Geralmente ocorrem quando dois animais se envolvem em lutas, e podem ser bastante extensas. Mesmo que à superfície só se vejam pequenas feridas dos dentes, geralmente existem rupturas grandes das camadas musculares subjacentes, que exigem reparação cirúrgica.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85