Picacismo…Arrancar penas

O Picacismo trata-se de uma das situações mais frustantes verificada em aves de companhia. Resulta de um comportamento aberrante de destruição das próprias penas, utilizando o bico para as arrancarem de forma progressiva e sistemática. O hábito de arrancar as penas parece estar relacionado com a chamada “condição de cativeiro”.

As espécies com maior predisposição para esta anomalia comportamental são os papagaios cinzentos e as catatuas. Os psitacídeos podem arrancar as penas em consequência de vários tipos de comportamento.

É normal que durante a estação reprodutiva, a ave arranque as penas para tornar o ninho mais quente e confortável, ou que o arranque seja apenas em consequência de uma auto limpeza excessiva, resultando de um comportamento instintivo sobretudo durante a época reprodutiva.

Pelo contrário, os psitacídeos arrancam penas em situações que caracterizam um comportamento anormal, nomeadamente: quando procuram captar a atenção, quando estão solitários por períodos prolongados, devido ao stress, a alterações das condições ambientais e de cativeiro e a distúrbios psicológicos.

Antigamente dizia-se que um papagaio com este vício era neurótico ou estava deprimido. Porém hoje em dia, são conhecidas outras causas físicas capazes de precipitar esta situação, entre elas: parasitas internos e externos, nutrição inadequada, falta de exposição à luz natural, falta de arejamento, incapacidade de tomar banho, doenças infecciosas e ainda desequilíbrios hormonais.

Perante esta situação deverá aconselhar-se com o Médico Veterinário para averiguar se o comportamento da sua ave de estimação terá ou não origem comportamental e indicar as medidas a tomar mediante o caso.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85