Os perigos do natal

Aproxima-se a época natalícia e, muitas vezes, é nesta altura que acontecem muitos acidentes e problemas com os nossos animais.

Os enfeites de Natal podem ser bastante perigosos para os nossos animais. As fitas e bolas são bastante atractivas, são vistas pelos animais como brinquedos, e podem ser facilmente ingeridas e causar problemas gastrointestinais e obstruções. A árvore de natal também pode representar um perigo, porque principalmente os gatos têm tendência a tentar trepar e podem sofrer quedas e acidentes. É necessário ter cuidados redobrados com as iluminações de Natal, porque os animais gostam de roer, e podem sofrer choques eléctricos. Outro perigo são as bagas vermelhas do azevinho, que são extremamente tóxicas se ingeridas. As figuras pequenas dos presépios também podem ser ingeridas, pelo que não devem ser deixadas ao alcance dos animais.

Nunca é demais enfatizar que não devemos dar da nossa comida aos animais de estimação. As gastroenterites e pancreatites são patologias frequentes nesta altura, pois muitas vezes são dados aos animais restos da comida da mesa, e doces típicos da época, ricos em gorduras e açúcares. Estas alterações alimentares levam a distúrbios da flora intestinal e irritações gástricas, que podem ser graves, especialmente em cachorros. Ossos de leitão ou de perú, espinhas do bacalhau e caroços de frutas, nomeadamente das ameixas secas, são perigosos pois podem causar perfurações ou obstruções intestinais. Um alimento que nunca deve ser dado aos cães é chocolate, nas suas múltiplas formas, uma vez que é tóxico e, dependendo do tamanho do cão, pode ser até mortal. Nunca deixe estes alimentos ao alcance dos animais.

Se pensa viajar durante a época natalícia e não pode levar o seu animal consigo, deve marcar um hotel canino com antecedência. Confirme se as vacina e desparasitações estão em dia pois se assim não for, não aceitarão o seu animal… Caso o animal viaje consigo, não se esqueça de levar os seus objectos preferidos (cama, brinquedos) para que ele se sinta mais confortável, e tenha os contactos de Clínicas Veterinárias na zona para onde vai, para o caso de ser necessário.

Se forem tidos em consideração todos estes cuidados, a época de Natal não será uma altura de preocupações, e sim de alegria, na companhia da família e dos animais de estimação.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85