Os animais na educação infantil

Se o seu filho pede insistentemente um animalzinho de estimação e tem dúvidas se atente ao pedido saiba que um animal de estimação ajudará no desenvolvimento emocional e social da criança.

Com um animal de estimação, a criança não terá poder total como tinha com seus brinquedos. Para cada atitude dela, o animal de estimação terá uma reacção, actuando directamente no processo de socialização da criança.

Um animal necessita de cuidados e a criança precisa ter responsabilidade sobre eles. Essa responsabilidade depende da idade do menino ou menina e deverá ser orientada e estimulada por um adulto.

Crianças pequenas ainda não sabem distinguir o seu animal de outro brinquedo e podem magoa-lo ao apertar demais, atira-lo ou mesmo bater para recriminar algo que o animalzinho tenha feito. Essa relação pode causar danos físicos ao animal e à criança (o gato pode arranhar ou o cachorro morder ao reagir a uma “agressão”).

Nessa situação, o adulto tem que estar sempre muito atento, procurando conversar com as crianças sobre como lidar com o animal, do que ele gosta e o que pode magoa-lo.

A criança pode ficar encarregada, com ajuda do adulto, de limpar o ambiente do seu animal, dar comida e bem como brincar com ele.

Com crianças acima de 5 anos, os cuidados com seus animais podem aumentar. O filho já pode levar o bicho de estimação para passear, dar banho e até aprender alguns comandos de treino. Existem cursos de treino animal para o público infantil.

A responsabilidade que a criança terá ao cuidar do seu animalzinho desenvolve a autonomia, afectividade e os mais diversos sentimentos como alegria, frustração e respeito. Ela deve estar consciente de que na relação com os animais é necessário respeito e carinho, assim como em qualquer outro relacionamento.

O convívio com o animal de estimação influenciará nas relações futuras com os amiguinhos. A criança que convive com animais de estimação é mais afectuosa, sociável, justa e não é individualista.

Além do contacto com os sentimentos que precisará para lidar com outras pessoas, o animal pode trazer a experiência com a perda. A criança aprenderá sobre o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte e o quanto isso é natural.

É frequentes as pessoas terem receio que os animais transmitam doenças. Estudos mostram que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação estão menos propensas a desenvolver alergia, pois o seu sistema imunológico já está “habituado” aos agentes alérgicos encontrados nos animais.

Antes de escolher um bichinho, consulte um veterinário para que este auxilie na escolha de acordo com sua possibilidades, como ambiente onde o bichinho irá viver, espaço que necessitará, necessidade de passeios, etc.

Levando o seu animal ao Médico Veterinário, serão feitas as principais profilaxias de doenças do animal, serão dados muitos conselhos, uns de carácter geral e outros orientados para a sua situação em particular. Desta forma poderá desfrutar, tanto a criança como a restante família, do convívio com um animal de estimação e de tudo aquilo que ele pode oferecer. São AMIGOS, insubstituíveis, para todas as horas e ocasiões.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85