Os animais estão cada vez mais gordos

A obesidade não é apenas um problema humano, os animais domésticos estão cada vez mais gordos, estimando-se que cerca de 25% dos cães levados às clínicas veterinárias, sofram de obesidade. Considera-se um animal obeso aquele que apresenta peso corporal 20% acima daquele que seria o peso corporal óptimo para cada raça.

Em casa, a melhor forma de verificar se o seu animal está ou não a ficar obeso é tentar palpar as costelas. Se não conseguir, então significa que o animal tem peso a mais.

A obesidade é uma doença multifactorial, em que a alimentação não é a única responsável, mas sim um conjunto de factores associados tais como: a idade, o sexo do animal, o seu modo de vida e a alimentação. A primeira causa da obesidade é a alimentação rica em gorduras e hidratos de carbono como as guloseimas, restos de comida, etc. A obesidade apresenta maior incidência em animais adultos e idosos, sendo mais comum em fêmeas do que em machos e em animais castrados. A esterilização nos animais tem grande influência para o ganho de peso, devido não só a uma alteração hormonal, mas também ao grande aumento do sedentarismo. Em relação às raças, as mais propensas são: Labrador Retriever, Cocker, Teckel, Basset Hound, Beagle, etc. No caso dos gatos, as raças Abissínio e Siamês são raças mais magras, tendo todas as outras a mesma predisposição para engordar.

É considerada uma doença muito complicada de se tratar, e acarreta com ela outras doenças graves, tais como: a diabetes, patologias articulares e cardíacas, hipertensão, dificuldades respiratórias entre outras.O excesso de peso é uma condição debilitante da saúde que deve ser contornada seguindo determinadas directrizes: diminuir a ingestão diária ou escolher um alimento adaptado para redução de excesso de peso, exercício físico adequado, evitar guloseimas entre as refeições, uma vez que estas contêm por vezes tantas ou mais calorias, do que aquelas que o animal ingere na sua dieta diária.

Deverá ser o Médico Veterinário a estabelecer um programa de redução de peso e aconselhar normas específicas para que o objectivo seja alcançado com sucesso e sem danos para a saúde. Existem medicamentos ou rações específicas para animais obesos, que, juntamente com um plano de exercício físico, conseguem resolver este problema.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85