O calor pode ser fatal nos animais

O Verão é a época do ano de maior risco de lesões e problemas de saúde relacionados com o calor para os animais de estimação. Não são só as pessoas que sofrem com o calor, para os animais as altas temperaturas são igualmente um sacrifício, o que pode ser mortal caso os donos não sejam suficientemente cuidadosos. As temperaturas elevadas podem provocar golpes de calor, afectando particularmente os mais jovens e idosos, as raças braquicéfalas, animais que sofrem de obesidade, problemas respiratórios e cardiovasculares.

Os sinais de alerta incluem: respiração ofegante e salivação, fadiga, fraqueza muscular, pele muito seca e quente, febre alta, indiferença às ordens e batimento cardíaco acelerado.

Os cães e os gatos não possuem mecanismos de sudorese, somente a perda de água pelas superfícies húmidas da boca e do nariz e a transpiração pelas almofadas plantares, ajudam a baixar a temperatura do corpo, necessitando assim de cuidados especiais neste período.

Os animais precisam de água fresca sempre disponível no interior e exterior da casa, devendo ser trocada várias vezes ao dia. Deve optar por passeios, actividades e brincadeiras apenas no início ou no final do dia, evitando a exposição ao sol em horas de maior calor. Nesta altura os pavimentos e ao areal das praias estão muito quentes, as patas e almofadas plantares são sensíveis e queimam facilmente. A água e a areia na praia reflectem a luz do sol e o animal pode sofrer queimaduras. Os animais de pêlo curto e os que têm pele rosada ou pêlo branco são os que se queimam mais facilmente.

É recomendável reduzir o tempo de exposição ao sol, coloque os seus animais à sombra, refresque-os com ligeiras borrifadelas de água com a mangueira ou até banho rápido.

As refeições devem ser mais ligeiras e claro, nunca deixar o seu animal dentro de um carro estacionado, mesmo com a janela ligeiramente aberta ou parado à sombra, quando a temperatura no exterior atinge 30ºC, a temperatura no interior do carro pode atingir os 50ºC em poucos minutos.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85