Gatos pára-quedistas

Cada vez mais os gatos são escolhidos como animais de companhia, porque são mais independentes que os cães, por necessitarem de menos cuidados em termos de higiene e por se adaptarem melhor a espaços mais pequenos como apartamentos.

No entanto, os gatos são por natureza animais curiosos, e esta adaptação à vida em apartamentos pode ser perigosa em alguns sentidos. Os gatos gostam de se estender ao sol, e do observar o que se passa lá fora, o que faz com que janelas e varandas se tornem rapidamente nos seus locais preferidos da casa. Os gatos tem instinto caçador e por isso qualquer objecto que se mova é considerado uma presa. Principalmente na altura do verão, em que as janelas e varandas são deixadas abertas durante longos períodos de tempo, os gatos são tentados a ir para lá, e basta uma desatenção ou descuido para que caiam de alturas bastante elevadas. Estas quedas geralmente acontecem porque o gato vê um pássaro ou qualquer insecto que queira caçar, e acaba por cair da janela ou varanda. Por vezes também gostam de se equilibrar nos parapeitos ou nas grades, e desequilibram-se e caem.

Esta é a síndrome do gato pára-quedista, em que os gatos, devido aos mais variados motivos, caem de alturas consideráveis, e sofrem os mais variados traumatismos, que podem até levar à morte do animal. Se a altura for baixa, e o gato não tiver tempo de dar a volta e aterrar de pé, as lesões mais frequentemente encontradas são contusões e hemorragias pulmonares e rupturas de órgãos internos. Se pelo contrário, o gato conseguir aterrar em pé, frequentemente ocorrem fracturas de membros e fractura do palato (céu da boca).

Gatos pára-quedistas aparecem frequentemente no Hospital Veterinário Tutti Natura, e não são raros os casos de gatos que já sobreviveram a mais de duas quedas… Ao contrário do que se pensa, eles não aprendem com os seus erros…

Se tem um gato e mora num apartamento, deve ter especial atenção a todas as janelas, e não deixar que o gato permaneça sozinho num local do qual possa cair. Por mais habituado que o gato esteja a estar na janela, pode sempre haver um acidente, de consequências geralmente desagradáveis. Por isso, a prevenção é a melhor atitude perante este problema.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85