Distúrbios Comportamentais – O que fazer?

Apresentou-se à consulta no Hospital Veterinário maisVida, um cão de 8 meses de idade, de raça Labrador Retriever, em que a principal queixa, era o comportamento destrutivo que o animal apresentava, na ausência dos donos. Dado que este tipo de situação ocorre com alguma frequência, decidimos abordar este tema de forma a ilucidar e alertar para a problemática do comportamento animal.

O reconhecimento precoce e um controlo adequado podem melhorar o comportamento do animal e reforçar a sua ligação com o dono e ajudar a evitar o seu abandono.

As duas patologias comportamentais mais frequentes são a ansiedade por separação e o comportamento obsessivo-compulsivo. A ansiedade por separação é o estado de stress manifestado pelo animal de estimação, na ausência ou na percepção da ausência do dono. As suas manifestações mais comuns são a destruição de objectos (calçado, carpetes, almofadas ou roupa dos donos), a vocalização excessiva e a eliminação de fezes ou urina de forma inapropriada.

No comportamento obsessivo-compulsivo os animais manifestam comportamentos fora do padrão que têm como principal característica serem excessivos em duração, frequência e intensidade ao seu potencial estímulo. São exemplos, o andar em círculos, perseguir a cauda, saltar no mesmo sítio, morder membros ou lamber-se excessivamente, tentar apanhar moscas, ladrar ou miar persistentemente, entre outros. Podem ter como causas possíveis a ansiedade por separação e as relações de dominância.Para o tratamento eficaz de ambas as patologias é necessário o seu reconhecimento e aceitação, por parte dos donos e restantes coabitantes. Normalmente, envolve a alteração da interacção dono-animal, em exercícios específicos, feitos de forma gradual e persistente. Há, no tanto, situações em que é necessária a ajuda farmacológica para o processo. Tanto a prescrição de medicamentos, como o aconselhamento dos melhores exercícios devem ser sempre feitos pelo médico veterinário, o qual está em melhor posição para reconhecer facilmente os problemas e encorajar os donos para que procurem uma ajuda correcta.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85