Caso clínico

O Pantufa é um Serra da Estrela de 5 anos que foi apresentado à consulta com história de vómitos com sangue há 3 dias. Tinha estado com dificuldade em caminhar há uma semana e o proprietário tinha-lhe dado um analgésico de uso humano, durante aproximadamente 5 dias. Foram realizados vários exames, e foi diagnosticada uma úlcera gástrica, sendo a causa mais provável para o seu aparecimento a utilização de análgésicos inadequados, sem prescrição médica. Após quatro dias de internamento e tratamentos injectáveis, o Pantufa recuperou e foi-lhe dada alta.

Este caso serve para ilustrar a necessidade de ter atenção com os medicamentos usados em animais, pois o seu organismo metaboliza alguns medicamentos de uma forma diferente do nosso. Os cães são especialmente sensíveis aos efeitos secundários de alguns medicamentos, nomeadamente os que contêm aspirina. Efeitos secundários, como vómitos, diarreias, hemorragia gastro-intestinal, aumento dos tempos de coagulação e insuficiência renal são sintomas frequentes em casos de sobredosagem.

É importante que as medicações que são administradas a um animal de estimação, qualquer que seja a espécie, sejam prescritos pelo Médico Veterinário assistente. Alguns medicamentos de uso humano são tóxicos para os animais, podendo causar problemas graves de saúde, ou até mesmo a morte em alguns casos.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85