Antes de ter um animal de estimação

Quando pensamos em adquirir um animal de estimação, há vários factores a ter em conta.

Primeiro, devemos escolher o animal que mais se adapta à nossa vida quotidiana e ao espaço onde vivemos. Qualquer que seja a espécie, temos que ter a consciência que estamos a acolher um ser vivo, que vai precisar de cuidados, carinho e atenção durante toda a sua vida. Por isso, pense muito bem antes de tomar qualquer decisão.

Um gato é um animal mais independente e adapta-se bem à vida num apartamento, não necessitando de tanto espaço como um cão. É mais fácil de educar em termos de higiene. No entanto, é importante saber que têm uma personalidade mais marcada, e por isso geralmente são mais difíceis de educar.

Um cão exige mais atenção do seu dono, precisa de passeios frequentes e de um local com mais espaço para higiene, brincadeiras e exercício físico. É mais dependente das pessoas, e por isso cria laços mais fortes com os seus donos.

Deve-se escolher uma raça apropriada à função pretendida (companhia, trabalho, guarda, etc) e também à personalidade de cada dono.

Para além destes animais, temos também como opção outras espécies que se adaptam melhor à vida num apartamento, como por exemplo coelhos, hamsters, chinchilas, porquinhos da Índia, tartarugas, iguanas e várias espécies de pássaros e peixes.

Depois de escolher a espécie, temos duas opções: comprar o animal numa loja de animais, ou ir a um canil ou gatil buscar um animal abandonado. Quando se compra um animal de uma raça específica, sabemos de antemão o seu tamanho em adulto, e também algumas características de comportamento. Ao ir a um canil ou gatil, estamos a dar uma oportunidade a um animal que precisa de um dono. No entanto, por vezes é dificil prever o tamanho em adulto, assim como o seu comportamento futuro. Nestes locais pode não ser possível encontrar um cão jovem, e ao escolher um cão adulto, pode ser mais difícil de educar. No entanto, uma vantagem de escolher um cão adulto é que já passou a fase de fazer asneiras e roer, já tem controlo da bexiga e é mais fácil de ensinar os conceitos de higiene.

É importante sabermos também onde o poderemos deixar durante as férias. Existem vários hotéis que aceitam animais nos quartos ou em instalações próprias. Há também hotéis caninos à sua disposição.

Se não conhece bem as características de cada raça, ou não sabe qual animal se adaptará melhor a si, não hesite em contactar o seu Médico Veterinário, que terá todo o prazer em aconselhá-lo.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85