Anestesia Epidural, o seu animal agradece.

A anestesia epidural é uma anestesia local que bloqueia a dor numa região específica do corpo. O objectivo da epidural é aliviar a dor, em vez de eliminar a sensibilidade total, tal como acontece com as anestesias locais ou gerais. A anestesia epidural apenas bloqueia os impulsos nervosos da espinal medula inferior, resultando numa diminuição da sensação na parte inferior do corpo.

Em Medicina Veterinária, este tipo de anestesia realiza-se com pouca frequência, devido à complexidade da técnica. Só profissionais com muita experiência a devem realizar rotineiramente.

A epidural consiste na colocação de um cateter fino, conduzido através de uma agulha condutora, num espaço entre duas membranas: epidural e dura-máter, duas das três membranas que rodeiam o tubo neural onde se encontra a espinal medula. O médico veterinário anestesista apercebe-se do espaço epidural através da criação de uma pressão negativa resultante do empurrar da agulha condutora junto da segunda membrana, o que de seguida o faz colocar o cateter neste espaço. Este procedimento tem como objectivo bloquear as vias sensitivas através da injecção de um anestésico neste espaço, junto das inserções neuronais, ao nível das vértebras lombosagradas. A medicação administrada inclui anestésicos locais, sendo muitas vezes combinada com doses de opióides para diminuir a quantidade da anestesia local ou geral.

Desta forma, o alívio da dor é conseguido com os mínimos efeitos secundários possíveis.
Esta técnica de controlo da dor é económica e os seus beneficios são consideráveis durante e após uma cirurgia, pelo que os donos devem ser mais exigentes nos cuidados de saúde veterinários que são prestados ao seu animal. No Hospital Veterinário maisVida utilizamos esta técnica em animais com risco anestésico mais elevado ou em cirurgias que requeiram uma analgesia pós operatória mais eficaz.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu
Av Alberto Sampaio, n.85