Acidentes Acontecem

Foi apresentado no Hospital Veterinário Mais Vida um cão adulto de raça indeterminada, com traumatismos variados, fractura de um membro e várias lacerações na pele, causadas provavelmente pela luta com outro cão. O animal tinha fugido de casa e os seus proprietários encontraram-no após 2 dias. O cão foi sujeito a várias intervenções cirúrgicas, para resolução da fractura e sutura das feridas, com remoção de várias porções de tecidos moles já necrosados devido ao trauma do ataque.

Este é só um dos muitos exemplos que infelizmente aparecem diariamente no Hospital Veterinário Mais Vida , que por fuga ou até mesmo algum descuido por parte dos donos, sofrem os mais variados acidentes.

Muitos animais, que estão habituados a estar só dentro de casa ou num jardim vedado, não sabem andar na rua nem desviar-se dos automóveis, e por isso, se por algum motivo encontram um portão aberto, fogem e podem sofrer atropelamentos. Sempre que os cães andem na rua, devem estar com coleira ou peitoral e uma trela para que possam ser facilmente controlados, e não sofrer ou causarem acidentes. É importante referir que se um animal causar um acidente, a responsabilidade é do seu proprietário, que terá que pagar as despesas da reparação dos danos causados pelo seu animal.

Também dentro de casa se escondem vários perigos. Com cachorros jovens é necessário ter atenção com a ingestão de corpos estranhos. Os cachorros são por natureza muito curiosos, experimentando tudo com a boca. Assim, tem tendência a engolir os mais variados objectos, quer porque estejam a roer e ingerem partes, ou por brincarem com objectos demasiado pequenos, e sem querer, os engolem. Os gatos gostam de brincar com linhas, e são frequentes as vezes em que as engolem, causando obstruções intestinais que podem ser fatais.

É preciso ter especial cuidado com agentes tóxicos, como por exemplo rodenticidas, adubos ou líquidos corrosivos. Se tiver animais não deve deixar estes produtos ao seu alcance, ou então impedir o acesso a locais que estejam a ser submetidos a tratamento. Em relação aos rodenticidas, o perigo não está só no produto em si mas também nos ratos, que após ingerirem o veneno, se tornam presas mais fáceis de apanhar, e ao serem ingeridos, intoxicam o cão ou o gato.

Uma piscina também pode representar um perigo para os animais, assim como para as crianças. Os cães, por instinto, sabem nadar, mas se não tiverem onde se apoiar, não conseguem sair das piscinas, e acabam por ficar exaustos e afogar-se. As piscinas devem ser vedadas, ou então possuir umas escadas ou rampas que os cães possam usar para sair caso caiam na água.

Se vários cuidados básicos forem tidos em conta, muitos dos acidentes com animais podem ser evitados.

Telefone: +351 232 458 304
3510-031 Viseu